12 de junho de 2012

Exemplo de firmeza e compromisso com o povo do grande Teófilo Stevenson

HAVANA – O boxeador cubano Teófilo Stevenson morreu aos 60 anos, em Havana, após sofrer um infarto, anunciou a mídia de Cuba no fim desta segunda-feira. O atleta, considerado uma lenda do esporte, lutava na faixa de pesos-pesados e ganhou três medalhas de ouro para Cuba, nas Olimpíadas de 1972 (Munique), 1976 (Montreal) e 1980 (Moscou), quando a Guerra Fria acirrava ainda mais as disputas nos jogos.
Ele foi chamado para competir nas Olimpíadas de 1984 (Los Angeles), mas Cuba decidiu não participar dos jogos pois se unira a União Soviética no mesmo ano.
– Não mudaria nenhum pedaço de terra em Cuba por todo o dinheiro que possam me dar – disse Stevenson pouco depois de conquistar o ouro em Munique, ao recusar ofertas milionárias para se profissionalizar.
Um combate que sempre gerou expectativa no final da década de 1970 era um possível duelo com o atleta americano Muhammad Ali, mas o chamado "combate do século" nunca chegou a acontecer porque o cubano permaneceu como amador até o fim da carreira. Em 22 anos no esporte, de 1966 a 1988, o atleta venceu 301 lutas das 321 que disputou.
– O que é US$ 1 milhão em comparação com o amor de oito milhões de cubanos? – disse ele, em frase que marcou o nacionalismo cubano na época.
Stevenson nasceu em 29 de março de 1952 na cidade cubana de Puerto Padre, na província de Las Tunas. Depois que se aposentou dos ringues, ele passou a trabalhar como vice-presidente da Federação Nacional de Boxe de Cuba. Ele é considerado um herói nacional em Cuba e era muito querido pelo ex-presidente Fidel Castro.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/morre-boxeador-cubano-teofilo-stevenson-5176633#ixzz1xaInqIcC

Nenhum comentário:

Postar um comentário