6 de maio de 2012

Movimento pela legalização da maconha leva multidão a avenida na Zona Sul do Rio

Retirado do site do jornal Correio do Brasil: http://correiodobrasil.com.br/movimento-pela-legalizacao-da-maconha-leva-multidao-a-avenida-na-zona-sul-do-rio/446611/

Uma verdadeira multidão tomou conta da Avenida Vieira Souto em Ipanema, neste sábado, durante a passeata realizada com o objetivo de protestar contra a criminalização do uso da cannabis sativa. Cerca de 10 mil pessoas caminharam, durante uma tarde agradável na orla marítima da cidade, para pedir às autoridades que legalizem a maconha. Os manifestantes, convocados pelo coletivo Marcha da Maconha, usaram adereços de papelão que lembravam a popular folha de cânhamo.
Fonte da Polícia Militar, consultada por jornalistas, calculou em cerca de pouco mais de dois mil o número de pessoas que participaram do protesto. Já o advogado André Barros, integrante do coletivo, chegou a afirmar que mais de 10 mil participantes integraram o ato, que aconteceu em ambiente festivo e contou com o apoio de uma banda de música.
O início da passeata estava previsto para as 16h20, um horário de forte valor simbólico para os consumidores de cannabis que consideram que esse é a melhor momento para o consumo de maconha. Os manifestantes pedem que o Supremo Tribunal Federal do Brasil declare inconstitucional o artigo da lei que tipifica como delito o cultivo e a posse da droga.
Enquanto o funcionário público Álvaro Américo defendia a legalização da substância com fins medicinais para combater os efeitos de doenças como o Alzheimer e o câncer, a estudante universitária que preferiu se identificar apenas como Camila disse acreditar que essa é a melhor fórmula para acabar com a violência em áreas controladas pelo tráfico.
– Agricultor não é traficante – afirmou um outro adepto à causa.
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a convocação de manifestações em prol da legalização da droga e o coletivo Marcha da Maconha, desde então, tem organizado uma série de atos para chamar a atenção das autoridades e da população para a necessidade de se legalizar o consumo da planta.

E d'O Globo: http://oglobo.globo.com/rio/marcha-da-maconha-causa-tumulto-em-ipanema-4819844

RIO - A Marcha da Maconha, realizada neste sábado na orla de Ipanema, terminou em confronto entre policiais militares do Batalhão de Choque e participantes do evento. A passeata teve início às 16h30m no Arpoador e, às 18h30m, quando chegava ao Posto 9, onde aconteceria uma festa com dez DJs, começou o tumulto. PMs usaram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar os manifestantes.
De acordo com Renato Cinco, organizador da marcha, a confusão foi provocada por policiais que pararam um carro diante do caminhão de som do evento.
— Nosso sucesso incomodou a polícia, que não respeitou o Supremo Tribunal Federal (STF) — disse Cinco, referindo-se ao fato de a Justiça ter autorizado, em junho do ano passado, a realização de passeatas a favor da legalização do uso da droga.
Capitão do 23º BPM (Leblon), Aslan Orrico informou que o carro da polícia bloqueou a passagem do caminhão de som porque o evento deveria terminar às 18h.
— Como já havia passado do horário permitido para a realização da marcha, um carro do Batalhão de Choque parou ali para dispersar a multidão. Logo em seguida, alguém jogou uma garrafa nos policiais, iniciando a confusão — disse Orrico, acrescentando que duas viaturas e 16 PMs foram mobilizados para acompanhar a passeata.
Na confusão, o advogado Thiago Guerra sofreu um ferimento nas costas, e a estudante Fernanda Maia machucou uma perna.
— Eu não estava participando da marcha, ia para um show do Viradão Cultural quando começou o tumulto — disse Fernanda, em tom de indignação.
Segundo a PM, cerca de duas mil pessoas participaram da marcha, a primeira do gênero desde a decisão do STF de liberar manifestações pela legalização do consumo da maconha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário